REME - Revista Mineira de Enfermagem - Versão para Impressão +- Espaço Acadêmico | Faculdade Rio Parnaíba - FARP (https://farp.edu.br/ea) +-- Fórum: Cursos (https://farp.edu.br/ea/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Enfermagem (https://farp.edu.br/ea/forumdisplay.php?fid=47) +---- Fórum: Periódicos Online (https://farp.edu.br/ea/forumdisplay.php?fid=49) +---- Tópico: REME - Revista Mineira de Enfermagem (/showthread.php?tid=1079) |
REME - Revista Mineira de Enfermagem - Administrador - 19-08-2021 A criação da REME - Revista Mineira de Enfermagem - se deu por iniciativa dos docentes e coordenadores do Programa de Desenvolvimento da Enfermagem (PRODEN), sediado na Escola de Enfermagem (EE) da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, apoiado pela W. K. Kellogg Foundation. A iniciativa respondeu a uma das estratégias da Rede de Escolas de Enfermagem do estado de Minas Gerais, com os objetivos de viabilizar e incentivar o intercâmbio e a divulgação do conhecimento em Enfermagem. Também participaram da iniciativa as escolas de Enfermagem das instituições: Unimontes/Montes Claros, EFOA/Alfenas, UFMT/Uberaba, FAFEID/Diamantina, UFJF/Juiz de Fora, UNIVAS/Pouso Alegre, UNILESTE-ICMG/Coronel Fabriciano, FESP/Passos e a EEWB/Itajubá.
O primeiro número da REME, v. 1, n. 1, foi publicado em dezembro de 1997, com periodicidade semestral. Em 2003, a publicação passou por um processo de reestruturação e a partir do v. 8, de 2004, adotou periodicidade trimestral, praticamente dobrando o número de artigos publicados por ano.
A partir de 2013, v. 17, em consonância com as tendências das publicações eletrônicas, passou a ser uma publicação online, com acesso aberto, bilÃngue (português e inglês), em site próprio e automatizando todas as atividades de gestão dos fluxos de submissão e produção editorial. Também nessa ocasião, com o rompimento dos contratos com as instituições partÃcipes, a REME tornou-se uma publicação exclusiva da ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG, que assumiu a sua operacionalidade e responsabilidade editorial.
A partir de 2016, v. 20, adotou a periodicidade continuada, em que os manuscritos são publicados tão logo sejam aprovados, promovendo celeridade no processo da comunicação cientÃfica.
|